APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso de Biomedicina do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás foi reconhecido pelo decreto no. 83.795 de 30/07/79, pelo Governo Federal, como Curso Ciências Biológicas (Modalidade Médica). Inicialmente, ente curso ofertava quinze vagas com duração mínima de quatro e máxima de seis anos (ou oito e 12 semestres respectivamente). Em janeiro/2003, com a Resolução CONSUNI n o 01/03 e Res. CEPEC no 598/março 2003, o curso foi desmembrado, o que ampliou o número de vagas oferecidas, passando a ofertar 40 vagas anualmente. Em decorrência da demanda pelo profissional desta área e aproveitando a oportunidades da expansão universitária proporcionada pelo Programa REUNI, o número de vagas ofertadas anualmente subiu para 60.

O curso possui disciplinas diferenciadas nos núcleos comum e específico em relação ao outro curso, sendo que antes havia mais disciplinas semelhantes no tronco comum. Existe, no novo Regulamento Geral de Cursos de Graduação (RGCG) da UFG, no regime semestral, a possibilidade de uma maior flexibilização da formação profissional discente, na escolha de disciplinas optativas e do núcleo livre em nossos Cursos.

Em 2015, visando atender as novas demandas do Profissional Biomédico, o Projeto Pedagógico do Curso foi reformulado. Assim, atualmente o curso conta com três eixos norteadores: Pesquisa na área Biomédica, Análises Cínicas e Saúde.